Milhares de pessoas são impactadas diariamente pelo tráfego pago e nem sabem o que é isso ou para que o tráfego pago serve.
É por isso que nesse artigo eu vou te explicar resumidamente:
- O Que é Tráfego
- Diferença entre Tráfego Pago x Tráfego Orgânico
- O Que é Gestão de Tráfego
- Por que investir em Tráfego Pago
- Vantagens do Tráfego Pago
- Principais Ferramentas de Tráfego Pago
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E na Aula 13, aqui abaixo, eu explico sobre o tráfego pago.
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1. O Que é Tráfego Pago?
Primeiramente, antes de entender o que é trafego pago, é preciso entender o que é tráfego na internet.
De forma resumida, tráfego são as pessoas que estão em movimento na internet, no feed de notícias do Instagram, nos stories, vendo vídeos no Youtube, pesquisando no Google, vendo vídeos no TikTok ou navegando em algum site qualquer.
Fazendo uma analogia, é como se fosse o tráfego de carros nas ruas e estradas.
Ou seja, tem um monte de pessoas na internet nesse momento.
O tráfego pago é quando você investe dinheiro para aparecer para esse fluxo de pessoas.
Através de plataformas de tráfego pago, como por exemplo o Facebook Ads, Instagram Ads e o Google Ads e Youtube Ads.
Serve, principalmente, para aparecer na frente das pessoas CERTAS, ou seja, as pessoas que tem interesse no seu conteúdo e consequentemente no seu negócio.
Assim, aumentando a probabilidade de sucesso dos objetivos de marketing das empresas que investem nas plataformas de tráfego.
2. Diferença entre Tráfego Pago x Tráfego Orgânico
É bom já explicar que existem 2 tipos de tráfego na internet: O tráfego orgânico e o tráfego pago.
Como expliquei acima, tráfego pago é quando você investe dinheiro para aparecer para esse fluxo de pessoas, certo?
O tráfego orgânico é justamente o oposto disso, quando você consegue gerar tráfego sem investir dinheiro.
Tudo que tem esse termo “orgânico” na internet, significa que não precisa de dinheiro. Ou seja, que acontece de forma natural.
Em um primeiro momento você pensa: por qual motivo utilizar tráfego pago se existe o orgânico então?
Aqui entra a questão dos algoritmos nas redes sociais, o alcance dos conteúdo está diminuindo cada vez mais.
Atualmente, quando você posta uma foto no Instagram por exemplo, ele só entrega para aproximadamente 8% da sua audiência, e dependendo do seu engajamento entrega para mais pessoas.
E a partir disso começa o papel do tráfego pago, é assim que as empresas como Facebook e Google ganham grande parte das suas receitas.
Só em 2020, o Facebook ganhou 86 BILHÕES de dólares com anúncios.
Os dois tipos de tráfego tem suas vantagens e desvantagens, o importante aqui é ressaltar que vale estudar muito bem os dois, pois combinados é uma estratégia muito relevante para seu negócio.
3. O que é Gestão de Tráfego
A gestão de tráfego, é a justamente essa habilidade de gerenciar essas pessoas em movimento na internet, para que elas realizem – ou pelo menos aumentar a probabilidade delas realizarem – uma ação que nós, gestores de tráfego pago queremos que elas realizem.
Exemplo: Uma pessoa está no celular, navegando no feed de notícias do Instagram, e o trabalho do gestor de tráfego é fazer com que ela veja produtos, veja um vídeo, clique em algum link, se cadastre em alguma coisa, deixe um contato e muitos outros objetivos de marketing.
Faz parte do tráfego pago a geração, a coleta, a análise e otimização de dados em busca de alcançar determinado objetivo de marketing digital.
Como fazemos tudo isso?
Basicamente, da seguinte forma:
- Geração de Dados: Investir dinheiro dentro da ferramenta, criando as campanhas de marketing.
- Coleta de Dados: Entender quais métricas são relevantes naquela campanha para serem analisadas e colocar tudo em uma planilha.
- Análise de Dados: Depois de saber quais métricas são importantes, analisar e ouvir o que os dados da campanha têm para dizer.
- Otimização de Dados: Após os passos anteriores, fazer alterações nas campanhas em busca de uma melhora nos resultados.
Então, o tráfego está diretamente ligado com a geração e interpretação dos dados.
E a partir disso, o gestor de tráfego tem que estudando esses dados, fazendo testes e testes na ferramenta, com a finalidade de aprimorar a habilidade de identificar e interpretar padrões, tanto dos usuários como os padrões de comportamento das ferramentas de tráfego pago.
No final das contas, a gestão de tráfego pago não deixar de ser uma gestão de pessoas, pois é de suma importância entender como as pessoas agem, entendem, se comportam e reagem a determinados estímulos na internet.
4. Por que Investir em Tráfego Pago
No meu ponto de vista, a principal vantagem do tráfego pago é a velocidade que ele traz os resultados.
Resultados Imediatos
O retorno é bem mais rápido, principalmente porque você não vai ficar dependendo do algoritmo para alcançar seus clientes.
O seu anúncio vai trabalhar para você, e assim terá praticamente resultados imediatos.
Além disso, você pode escolher exatamente o valor gasto e quantos dias a sua campanha de marketing ficará no ar.
É perfeitamente possível você ter resultados no mesmo dia em praticamente qualquer tipo de objetivo, seja ele gerar mais engajamento, cliques no link para tráfego no site, vendas de produtos, visualizações de vídeos e muitos outros tipos de objetivo que são possíveis de atingir utilizando o tráfego pago.
O tráfego pago vale a pena também quando você não tem muito tempo para estudar e colocar em prática as estratégias de tráfego orgânico, como por exemplo SEO, uma área dedicada a fazer produção de marketing de conteúdo relevante.
Bem como você acabou de criar seu Instagram, sua loja virtual, seu blog e ainda não tem muitas pessoas chegando no seu ambiente – o que é natural, pois você acabou de criar.
5. Vantagens do Tráfego Pago
O tráfego pago tem inúmeras vantagens, mas vou citar algumas que eu acho relevante aqui.
Poder de Segmentação
As plataformas de tráfego pago sabem muita coisa sobre seus usuários. Então, é possível fazer uma segmentação extremamente detalhada, fazendo seus anúncios aparecerem para sua persona ou cliente ideal.
Exemplo de uma segmentação possível: Mulheres, de 25 – 30 anos, que moram em um determinado bairro, que possuem iphone, viajam frequentemente e fazem aniversário em março.
Aumento da Taxa de Conversão
Como você tem um poder de segmentação muito grande, você acaba atingindo as pessoas certas e muitas vezes no momento certo para aquele objetivo.
As pessoas atingidas irão clicar muito mais no seu anúncio, e consequentemente aumentar a taxa de conversão do seu site, loja virtual, assim aumentando sua reputação online.
Remarketing
É muito mais fácil você vender seu produto/serviço pra quem já te conhece.
E, fazer remarketing através do tráfego pago é uma das melhores estratégias de vendas, sem dúvidas.
Você pode fazer anúncios com uma abordagem diferente para as pessoas que já tiveram contato com seu conteúdo, que te seguem, ou que já compraram de você.
Como elas já tem mais consciência sobre seu produto/serviço você não precisará investir muito para ter mais resultados.
Baixo Investimento para Ter Resultados
Uma das principais vantagens do tráfego pago, com certeza é que não é necessário grandes investimentos para se ter resultado.
O mínimo valor por dia que você precisa investir nas principais ferramentas de tráfego é de 1 dólar por dia, ou seja, cerca de R$ 5,70.
Com esse valor por dia, já é possível alcançar milhares e milhares de pessoas por mês.
Claro que quanto mais dinheiro investir, melhor será o resultado, mas pra quem está começando é uma ótima estratégia investir em tráfego pago.
6. Principais Ferramentas/Plataformas de Tráfego Pago
Cada vez que surge mais redes sociais, mais ferramentas de tráfego pago irão surgir, as últimas foram o TikTok Ads e Pinterest Ads.
Vou colocar aqui algumas.
Facebook Ads e Instagram Ads
O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook/Meta onde é possível fazer anúncios no Facebook, Instagram e conectar o seu WhatsApp Business.
É uma das principais ferramentas de tráfego pago, sem dúvida.
Muito importante para trazer clientes para o site do seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca.
Entre outras estratégias também!
Para criar sua conta no Facebook Ads, é só clicar aqui.
Alguns benefícios e resultados possíveis com o Facebook/Instagram Ads.
- Aumentar reconhecimento da marca
- Alcançar mais pessoas com as publicações
- Aumentar o tráfego do seu site
- Melhorar o engajamento das redes sociais
- Aumentar as visualizações do seus vídeos
- Aumentar os pedidos e contatos pelo WhatsApp
- Levar mais pessoas para seu estabelecimento
- Realizar mais vendas pela internet
- Aumentar seguidores
- Construir sua própria lista de emails (leads)
- Instalação de aplicativo
Uma característica do Facebook Ads é que ele é uma ferramenta de atenção, ou seja, um pouco mais focada no topo de funil, ou seja na fase de atração de clientes.
O motivo disso é que quando a pessoa está rolando o feed de notícias do Instagram, por exemplo, ela não está necessariamente na intenção de comprar algum produto.
Diferente do Google Ads.
Google Ads e YouTube Ads
É a ferramenta de tráfego pago do Google, que também é dono do YouTube.
Por meio do do Google Ads é possível fazer anúncios nos resultados de pesquisa na busca do Google, fazer aparecer banners em sites parceiros do Google (cerca de 90% dos sites da internet).
Existem muitas estratégias possíveis .
Como você pode imaginar no Youtube, os anúncios são em sua maioria vídeos, mas também existem anúncios gráficos (banners).
Resumidamente, os anúncios possíveis são aqueles antes dos vídeos começarem, durante o vídeo e aqueles que aparecem como sugestão nos vídeos relacionados quando você está assistindo outros vídeos.
Alguns benefícios e resultados possíveis com o Google/Youtube Ads.
- Aumentar reconhecimento da marca
- Alcançar mais pessoas com as publicações
- Aumentar o tráfego do seu site
- Aumentar as visualizações do seus vídeos
- Levar mais pessoas para seu estabelecimento
- Realizar mais vendas pela internet
- Aumentar inscritos no youtube
- Construir sua própria lista de emails (leads)
- Instalação de aplicativo
Para criar conta no Google Ads, é só clicar aqui.
LinkedIn Ads
Igual a rede social, o Linkedin Ads é muito mais voltado para o mercado B2B.
Então se você tem um negócio nesse mercado, é muito bom você começar por essa ferramenta de tráfego pago.
Ainda é uma plataforma que fica muito atrás do Facebook e Google Ads, em questão de usabilidade e entrega. Mas é inegável que para esse mercado é muito funcional!
Os anúncios nessa rede são principalmente: Anunciar no feed de notícias do LinkedIn, na barra lateral e na caixa de mensagens (InMail).
As segmentações também podem ser filtradas por função, nível de experiência, título, indústria, tamanho de empresa e muito mais.
TikTok Ads
O TikTok Ads foi uma das últimas plataformas de tráfego a surgir, visto a explosão de usuários que o TikTok teve nos últimos anos.
Por conta disso, a plataforma ainda tem algumas restrições em comparação com as outras, que são mais antigas. Mas eles estão em constante evolução e tenho certeza que logo estará no mesmo nível do Facebook e Google Ads.
Por outro lado, quem aprende a mexer nessa ferramenta nova, acaba tendo os melhores resultados, ou seja, resultados mais baratos, pois ainda existe um oceano azul para explorar.
Alguns benefícios e resultados possíveis com o TikTok Ads:
- Alcançar mais pessoas com as publicações
- Aumentar o tráfego do seu site
- Aumentar as visualizações do seus vídeos
- Instalação de aplicativo
Para criar sua conta no TikTok Ads, é só acessar o TikTok Business clicando aqui.
Pinterest Ads
O Pinterest Ads também foi uma plataforma de tráfego pago que surgiu recentemente, também por conta do crescimento do números de usuários que essa rede social atingiu.
Segundo dados de Maio de 2021, o Pinterest já tinha mais de 46 milhões de usuários brasileiros utilizando a rede social.
Uma vantagem muito importante do Pinterest, e consequentemente do Pinterest Ads, é que é uma ótima ferramenta para negócios visuais, como por exemplo o nicho de artesanatos, crochê, emagrecimento, estética e qualquer outro nicho que seja muito visual.
Alguns benefícios e resultados possíveis com o Pinterest Ads:
- Aumentar reconhecimento da marca
- Aumentar o número de cliques no seu Pin
- Visualizações em vídeos ao vivo
- Conversões de páginas
- Aumentar suas vendas no site
Para criar sua conta no Pinterest Ads, é só clicar aqui.
Twitter Ads
O Twitter Ads também é uma ótima plataforma para anunciar na internet, é uma das redes sociais mais usadas no Brasil há anos.
Da para fazer anúncios promovendo tweets, contas e assuntos.
Alguns benefícios e resultados possíveis com o Twitter Ads:
- Engajamento nos tweets;
- Visualizações em vídeo ou GIF
- Reconhecimento da marca
- Cliques ou conversões no site
- Visualizações em vídeos ao vivo
- Multiplicação de seguidores
- Instalações do seu aplicativo ou reengajamentos com o seu aplicativo
Taboola, Outbrain, Bing Ads
Existem também outras plataformas de tráfego pago que são um pouco menos utilizadas, como é o caso do Taboola, Outbrain e o Bing Ads (ferramenta de busca da microsoft).
O Taboola é uma plataforma de anúncios nativos, que são feitos para não parecerem uma publicidade de fato, podem ser vistos em vários sites na internet.
O Bing é concorrente do google, é a ferramenta de busca da microsoft e da Yahoo. Por conta disso, a plataforma de anuncios é muito parecido com ao Google Ads.
O Outbrain tabém é uma plataforma muito utilizada para realizar anúncios na internet.
Dicas para mandar bem nos anúncios
Separei alguns pontos para te ajudar.
Conheça o Seu Público – Alvo e sua Persona
Conhecer o seu público alvo e sua persona é de extrema importância para segmentar bem os seus públicos na hora de fazer anúncios nas plataformas.
Quanto mais informações sobre seu público, melhor para fazer testes nas ferramentas de tráfego pago.
Se você ainda não tem ideia de como fazer essa parte, no meu Curso Gratuito de Marketing Digital que eu fiz no YouTube eu te ajudo a começar.
Fazer Anúncios Claros e Objetivos
O conteúdo do anúncio já é uma imagem ou vídeo que o usuário não estava preparado para ver, o que pode fazer ele passar logo o feed ou clicar no botão para pular anúncio.
Então nada de enrolar, ser invasivo ou colocar muitas informações de cara.
Seu anúncio tem que ser claro e objetivo, direto ao ponto. Deixe tudo o mais explicado possível do que você quer que a pessoa que esteja vendo seu anúncio faça (clique no botão, veja o vídeo etc.)
Isso vai aumentar o seu CTR (% de cliques) e provavelmente vai aumentar a sua conversão também!
Comece com uma plataforma primeiro
Muitas pessoas ao começarem a fazer anúncios acabam querendo anuncia em varias plataformas de uma só vez, o que eu considero um erro.
Aprender a fazer anuncios na internet não é um bicho de 7 cabeças, porém não é tão simples de aprender também.
A minha dica é começar pelo Facebook Ads, pois ele é mais fácil de aprender do que o Google e com certeza traz resultados.
Agora, claro que depende muito da onde seu público e o seu negócio está.
Se você tem um canal no Youtube, ou o seu produto é meio de funil, ou seja, a maioria das pessoas já está com a intenção na hora de consumir (exemplo: seu cliente precisa pesquisar no google para te encontrar).
Nesses casos, eu considero melhor começar pelo o Google Ads.
Pesquise os Anúncios da Sua Concorrência
Não tem nada de errado em você olhar os anúncios que os seus concorrentes estão fazendo para se inspirar. Se esses anúncios estão no ar há muito tempo, provavelmente ele está funciona certo?
Aqui vale uma ressalva: Eu disse se inspirar, e não copiar ok?
Você pode ver os anúncios dos seus concorrentes na Biblioteca de Anúncio do Facebook Ads, por exemplo.
Conclusão
Espero que eu tenha conseguido ajudar você entender um pouco melhor sobre tráfego pago, e se você tem um negócio ou quer começar um negócio, eu sugiro fortemente que você separe um valor para você começar a testar essa estratégia.
É uma ferramenta muito poderosa, com um ótimo custo benefício e que se for feito da maneira correta irá acelerar o crescimento do seu negócio.
Então estude bastante essa estratégia.
Qualquer dúvida, pode contar comigo aqui nos comentários e nas redes sociais, que tentarei ajudar todo mundo.
Obrigado por ficar até o final!
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